quinta-feira, 10 de março de 2011

Ibiúna tem vocação para o ecoturismo e encanta com suas belas paisagens


Ibiúna é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Foi sede, em 1968 do congresso clandestino de UNE, que resultou na prisão de 920 estudantes.
A história de Ibiúna está intimamente ligada ao Bandeirantismo no Brasil, estrategicamente colocada na rota dos desbravadores. Dos 1.093 Km² de Ibiúna, apenas de 10% podem ser considerados de zona urbana.
O restante corresponde a área rural sendo que, a maior parte do território corresponde à áreas de preservação ambiental e outros vários ecossistemas. A localização geográfica do município de Ibiúna é na região sudeste do Estado de São Paulo, nas encostas da Serra do Paranapiacaba.
Toda fauna e flora são recortadas por rios de águas cristalinas, que compõem a maior reserva de água doce superficial do Estado, que alterna em trechos de rápida correnteza e cachoeiras com tranquilas piscinas naturais, áreas de vargens e importantes represas.
Possui diversos atrativos naturais como:
- Parque Estadual do Jurupará: Possui 25 mil hectares dos quais 95% estão situados no município de Ibiúna, considerado pela ONU como reserva da biosfera, abrigando diversas cachoeiras e animais.
- Represa de Itupararanga: Formada pela junção dos Rios Soracamirim, Soracabuçú e Una. Possui uma extensão aproximada de 40km, com diversos pontos de lazer em suas margens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO SUA OPINIÃO E IMPORTANTE